sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ser gentil abre portas no trabalho

Recebi o texto abaixo do meu compadre Arno e resolvi postá-lo aqui (um pouco resumido), já que tem tudo a ver com o ano que agora realmente está começando.

Levar uma fechada no trânsito e ainda ser xingado, agüentar o chefe mal-humorado que mal diz bom dia, ficar meia hora pendurado no telefone esperando uma resposta do atendente. Realmente é difícil ser gentil nas grandes metrópoles. Mas saiba que é bom ir treinando pequenas gentilezas no dia-a-dia se você pretende ter sucesso na carreira.
As americanas Linda Kaplan Thaler e Robin Koval se inspiraram no segurança do prédio de escritórios onde trabalhavam, em Manhattan, para escrever o livro O Poder da Gentileza (Editora Sextante). Os calorosos cumprimentos de Frank, um homem na casa dos 50 anos, animam o dia das pessoas que passam pela portaria todas as manhãs. E foi exatamente isso que ajudou a equipe das publicitárias a fechar um contrato multimilionário com o presidente do sexto maior banco dos Estados Unidos. Ele ficou impressionado com a gentileza de Frank numa cidade em que a frieza e atitude inflexível fazem parte de sua mitologia. Muitos headhunters acham que ser gentil é uma característica fundamental para ganhar reconhecimento no mercado. Segundo esses caça-talentos, a gentileza sempre abre portas.
Ser gentil, no entanto, não é apenas perguntar como foi o fim de semana para o colega de trabalho. Sorrir sempre, cumprimentar todos, ajudar os colegas, ser participativo e fazer parte do time são gestos gentis que os especialistas indicam para um ambiente profissional saudável. Vale a pena tentar, já que o mínimo que pode acontecer é contagiar as pessoas à sua volta, e essa gentileza retornar para você.
Cinco dicas úteis
Coleque a gentileza em prática seguindo os ensinamentos das autoras americanas Linda Kaplan Thaler e Robin Koval:
1 - Pratique. Todos os dias, durante a próxima semana, faça cinco coisas simpáticas que não tragam nenhuma recompensa imediata a você. Agradeça sempre, dizendo "obrigado" aos outros. Pergunte a quem encontrar como vai a vida. Será que a faxineira do prédio tem netos? O sentido disso não é imaginar que o taxista a quem você deu uma gorjeta generosa algum dia dirigirá uma empresa importante. É, simplesmente, adquirir o hábito de ser gentil - e descobrir como isso o faz sentir-se bem.
2 - Elogie. Certa vez, um rapaz perguntou a Abraham Lincoln se ele ficava irritado com os constantes pedidos de autógrafo. "Os homens suportam muita coisa quando são lisonjeados", respondeu o presidente. Suas palavras são tão verdadeiras hoje quanto eram em seu tempo. Todos nós adoramos um elogio. E, no entanto, somos parcimoniosos ao fazê-los. Se você está preocupado com a possibilidade de que um elogio pareça falso, fique tranqüilo. O próprio fato de estar preocupado com isso significa que você não é um puxa-saco e, portanto, não dará essa impressão.
3 - Sorria. Estudos mostram que o simples ato de sorrir faz com que você se sinta realmente mais feliz, o que acontecerá também com as pessoas à sua volta. Então tente adquirir o hábito de sorrir mais. Como prática, sorria para estranhos amistosos e receptivos. Comece com crianças. Após algum tempo você estará preparado para sorrir até para as pessoas com um ar mais antipático.
4 - Adoce a vida. Mantenha um suprimento de guloseimas em sua escrivaninha ou nas proximidades. Quando as pessoas que vierem vê-lo parecerem tensas, cansadas, mal-humoradas, abra sua gaveta e dê um docinho a elas.
5 - Ajude o inimigo. Enumere seus três maiores rivais. Para cada um, escreva alguma coisa que você poderia fazer para ajudá-lo e que não atrapalhe seu próprio trabalho. Na próxima oportunidade, ofereça sua ajuda.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Qualidade no copo

Por um dever de justiça - e de excelente atendimento - me sinto obrigada a contar aqui que ainda existem empresários preocupados com a qualidade dos seus serviços e com a satisfação dos clientes. Hoje almocei no Saúde no Copo lá na loja do Pátio Ivo Rizzo. Após pedir um lanche e um suco ma-ra-vi-lho-so de abacaxi com hortelã, consegui a façanha de derramar tudo na mesa.
P... da cara por ter perdido praticamente todo o suco, só chamei o garçon pra dar aquela limpada básica na mesa. Não é que o cara não só limpou tudinho, como recolheu o meu copo e ainda trouxe um novinho em folha ainda mais fresco sem eu sequer pedir? Nem acreditei, pq a culpa foi da desastrada aqui e os caras prontamente se preocuparam em me bem servir :)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Só a gauchada aguenta

Congestionamento na free-way, mar chocolate, farofada, cavalgada na beira da praia, carro de som na porta de casa divulgando buffet a quilo e bailes de Carnaval com música eletrônica. Ah! E a previsão de chuvas para os quatro dias do feriadão que vem por aí, claro!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bota a camisinha, bota, meu amor

A cada ano quando o Carnaval se aproxima, surge todo tipo de campanha pra fazer o povo usar camisinha. Imagino que a galera não se entusiasme muito em "plastificar os documentos", por mais criativa que seja a campanha...

De toda forma, a-do-rei esse vídeo que recebi e tem tudo a ver com o tchan!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Meninas, eu vi!

Depois de dias sem passar por aqui por motivos de férias e também de trabalho, achei tempo pra, além de postar, ir ao cinema. Ontem assisti a um dos melhores e mais inteligentes filmes da minha vida. O curioso caso de Benjamin Button comprova que Brad Pitt não é só mais um rostinho bonito. É ma-ra-vi-lho-so!!! Ah, e excelente ator tbém :)